Aplicativos de transporte exclusivos para mulheres

Aplicativos de transporte exclusivos para mulheres

O assédio contra as mulheres sempre foi um dos principais problemas da nossa sociedade. Antes, tais atitudes eram camufladas e escondidas, seja por vergonha da parte da mulher, seja por medo de uma nova série de abusos e agressões.

Felizmente, nos últimos anos, o número de mulheres que decidiram denunciar os infratores aumentou consideravelmente. Pode-se dizer, inclusive, que, se você não conhece uma mulher que já passou por isso, certamente conhece a história de alguma amiga que já foi assediada.

O uso de aplicativos de transporte, cada vez mais comuns em nosso dia a dia, tornou-se um grande pesadelo das mulheres, em geral. Não é raro encontrarmos pessoas que, toda vez, enviam os dados do motorista para alguma amiga ou algum parente próximo, como uma maneira de sentir mais segurança.

Os casos de mudanças de rotas, estupros e outros tipos de abusos nos aplicativos de transporte aumentam a cada dia. Como forma de eliminar esse tipo de problema, criaram-se aplicativos de transporte para mulheres.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e conheça 6 aplicativos de transporte exclusivos para mulheres! Vamos lá!

1. Femitaxi

Lançado em dezembro de 2016, o Femitaxi pode ser utilizado em algumas das principais cidades brasileiras. São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro já têm acesso ao app.

O aplicativo aceita somente motoristas mulheres e passageiras mulheres, garantindo a segurança para ambos os lados. As profissionais passam por treinamentos e são regularizadas, conforme preconiza a lei trabalhista.

Há, ainda, uma funcionalidade interessante para os pais: é possível acompanhar a viagem dos filhos, por meio de vídeos. Vale a pena conhecer mais, não é mesmo?

2. Lady Driver

O Lady Driver é um aplicativo que foi criado por uma mulher, após ela sofrer um tipo de assédio em um dos aplicativos de transporte. A CEO e fundadora, Gabriela Correa, disse que, no episódio, o motorista a buscou em casa e mudou a rota inúmeras vezes, antes de deixá-la no destino final. Assim, ela pensou: “quantas mulheres passam por essa situação diariamente?”.

Após o lançamento, ela percebeu que o aplicativo se tornou extremamente útil para as profissionais. As mulheres que usam o volante como ganha pão passam por situações delicadas e, na maioria das vezes, têm medo de falar.

Hoje, o aplicativo já conta com mais de 8 mil motoristas cadastradas, apenas na cidade de São Paulo e em Guarulhos. O próximo passo, agora, é a expansão para outras cidades e a continuidade na prestação dos bons serviços, garantindo a segurança das profissionais e, também, das clientes.

3. 99

Dentre os aplicativos mais utilizados e conhecidos, o 99 saiu na frente. Em outubro de 2016, o aplicativo lançou um serviço exclusivo para que as passageiras pudessem escolher o atendimento por motoristas mulheres. Tal serviço foi ativado após a realização de pesquisas em que a maioria das mulheres ouvidas relatou que gostaria dessa funcionalidade, pois se sentiria mais segura e confortável.

Outra inovação, em termos de serviços exclusivos ao público feminino, lançada pela 99, foi a campanha “Vamos juntas de 99?”. Essa campanha teve como objetivo demonstrar a importância de as mulheres se unirem, andando juntas nas ruas e protegendo umas às outras.

O principal objetivo do projeto foi conscientizar homens e mulheres da importância de se zelar pelo conforto e pela segurança do público feminino nas ruas. O projeto já atingiu 300 motoristas (tanto da modalidade POP quanto dos táxis) por meio de palestras e workshops. Os motoristas tiveram suas corridas monitoradas por 30 dias, e os aprovados foram agraciados com um adesivo para colar no carro, indicando que eles passaram pelo treinamento.

Há, ainda, outra funcionalidade que pode ser utilizada pelas mulheres: o aplicativo criou uma central de atendimento, com funcionamento 24 horas por dia e sete dias por semana. Assim, todos os casos de emergência poderão ser relatados na hora, sejam eles causados por motoristas, sejam eles causados passageiros.

O aplicativo da 99 tem, ainda, outro objetivo por trás da exclusividade das mulheres: chamá-las para o trânsito. O número de motoristas mulheres aumentou consideravelmente e a tendência é aumentar ainda mais. Afinal, quem não está precisando de uma renda extra, não é mesmo?

4. Táxi Rosa

Disponível, por enquanto, apenas no Rio de Janeiro, o Táxi Rosa é mais uma opção de aplicativos de transporte para mulheres. O diferencial desse, em relação aos táxis comuns, dirigidos por homens, é a utilização de um adesivo rosa na parte traseira do veículo. Dessa maneira, é possível identificar que esse veículo tem taxistas mulheres ao volante.

5. Yet Go

O Yet Go é um aplicativo de uso comum para todas as pessoas, mas que dispõe de uma funcionalidade exclusiva para as mulheres. É possível que o usuário escolha uma motorista mulher, assim como ocorre com o aplicativo da 99.

O Yet Go apresenta outros diferenciais, como as modalidades de carros, podendo ser feita a escolha por carros de luxo, táxis e mototáxis. Além disso, o aplicativo não cobra taxa de cancelamento, caso o cliente desista de uma corrida antes que ela seja iniciada.

 

É importante ressaltar que a quantidade de denúncias está crescendo cada vez mais. É preciso deixar claro que as mulheres não são culpadas de nada. Independentemente da roupa que estejam vestindo, do nível alcoólico (quem nunca passou um pouco dos limites, não é?) e de tantos outros fatores. Elas precisam de respeito e, enquanto isso não é um procedimento normal, os aplicativos de transporte para mulheres serão amplamente utilizados.

Precisamos mudar a maneira como esse tipo de crime é visto pela sociedade e, também, garantir o mínimo de segurança para que as mulheres possam se locomover e trabalhar, sem serem assediadas e sem se sentirem ameaçadas.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou dos aplicativos de transporte para mulheres que listamos? Então que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar as mulheres a utilizarem tais recursos? Contamos com você!

No Comments

Post A Comment
Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/boschpereirabarreto.com.br/public/wp-content/plugins/yikes-inc-easy-mailchimp-extender/public/classes/checkbox-integrations.php on line 121